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Planos de atendimento

Hoje vou apresentar uma alternativa para além dos planos de 10 sessões. Aliás, planos de atendimento funcionam, porém de forma diferente para cada negócio. Por isso, é importante pensar em diferentes estratégias. Fidelizar clientes não tem receita secreta e requer aprender sobre seus clientes.

Vamos começar nossa conversa com uma pergunta: você consegue fechar e cumprir um plano de atendimentos com seus clientes?

Se a resposta for não, ta tudo bem! É normal, as coisas não acontecerem como imaginamos. Nosso objetivo é atender nossos clientes com excelência e entregar resultados incríveis, certo? A prática já temos no dia a dia, mas bora falar de estratégia?

Importante! A ideia é não precisar passar pelas seguintes situações:

  • remarcar ou cancelar consultas;
  • correr atrás de clientes, constantemente;
  • desorganizar sua agenda diária, semanal e mensal;
  • perder o controle do estoque ou ter gastos não previstos;
  • não entregar o seu melhor em cada atendimento.

Fala sério, essas situações me dão até arrepios. Para crescer precisamos focar nossas energias em projetos e não em problemas. Todos esses pontos são exemplos de cansaço, desmotivação e gastos extras.

Comece pequeno (e não do começo)

O 1° passo é entender seu valor. Amamos o que fazemos e devemos respeitar nossos limites e valorizar o tempo e esforço durante os atendimentos.

Uma forma de autoconhecimento pessoal, profissional e de gerenciamento é começar pequeno. Calma, não é começar do zero, mas sim melhorar a visualização do seu negócio. Concorda que é melhor organizar a casa um cômodo por vez e ter controle do que está fazendo?

É nessa lógica que vou sugerir que você organize seus atendimentos. A partir de agora, eles devem estar em blocos menores. Com isso, você saberá o que cada horário representa para você e para seu cliente.

Pense no curto prazo

Agora me diz, você tem mais certeza do agora ou do amanhã? Precisa nem pensar muito… é claro que no agora. Nossos desejos são imediatistas e devem ser atendidos o mais rápido possível. Por isso, trabalhar em blocos menores e no curto prazo é uma boa estratégia.

Mas por quê? O curto prazo ajuda seu cliente a entender a necessidade atrelada a um desejo e o seu valor naquele momento. Além disso, você poderá aplicar protocolos que facilitem o interesse na manutenção das sessões e resultados incríveis (é claro!).

Minha vó já dizia: “O que é bom, dura pouco”, essa é a ideia. Despertar desejo e motivação, por meio dos resultados. Você é fiel aquilo que é bom em diferentes aspectos. Como por exemplo: resultados, protocolos, ambiente, atendimento, referências, experiência … Muita coisa, né?

Por isso, quero falar que uma melhor organização contribui para manter um atendimento completo no seu radar. Para fidelizar, ofereça o melhor para seu cliente e mantenha o desejo dele ao longo do tempo.

Gere desejo no atendimento

O que gera mais desejo para uma criança? Saber que ela vai ganhar um doce depois de estudar ou ganhar os doces de uma vez só? Entende que você pode dar pequenos momentos de satisfação e fazer seu cliente querer mais? Espero que esteja fazendo sentido, porque eu já fiquei com fome de doce haha.

Tá. Mas e na realidade? Em planos de 10 sessões, muitas vezes, o retorno a clínica se torna um peso. Ir “obrigada” para não jogar o dinheiro fora ou perder o investimento no procedimento. Não dá gosto de trabalhar, concorda?

Nesses casos é comum termos desistências ou reagendamentos constantes. Isso atrapalha sua agenda, não deixa você ganhar mais dinheiro e faz você perder tempo!

Até aqui falei de você. Porém, quais os prejuízos para o seu cliente:

  • desmotivação para finalizar o plano contratado;
  • chance do efeito rebote, por não cumprir o protocolo planejado;
  • piora do caso clínico (para tratamentos terapêuticos e pós operatórios);
  • resultado final distorcido (e quem ficará mal falada é o profissional).

Mais uma lista de arrepios. Mas tem como evitar … com esforço e trabalho duro. (Entre nós), já sabemos fazer isso muito bem!

Use mensalidades a seu favor

Falei muito, mas ainda não contei a estratégia, né? Se não ficou claro, estou falando das mensalidades! Essa modalidade torna um planejamento muito mais palpável e prático. Então teremos agenda, estoque e atenção alinhados com o seus objetivos.

Lembra da manutenção do desejo do cliente? Isso é muito mais fácil ser feito no curto prazo. Pois, se o cliente gostou do resultado, a chances de renovar a mensalidade é muito maior. Fora que você terá controle de tudo que está acontecendo!

Por fim, como falei no começo do texto, os planos de atendimento funcionam! Talvez não para todo mundo. E o mesmo vale para as mensalidades. É questão de teste prático. Mas se fez sentido, recomendo a aplicação e uma possível mudança, mega produtiva, dos seus atendimentos.

Esse assunto é longo e poderia ficar aqui o dia todo… Logo sai parte 2 para vocês!


Por Ramon Maciel da Darya Care

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